Software as a Service

Saiba tudo sobre SaaS

Uma das opções mais inovadoras e utilizadas nos negócios atualmente, o SaaS, oferece diversas vantagens aos seus clientes e tudo isso em um único lugar, a internet. É uma solução ampla e que consegue atender a vários segmentos.

É certo que as empresas precisam acompanhar todas as vantagens que a tecnologia proporciona para investir em softwares que sejam grandes aliados nas atividades, tanto as mais simples quanto as burocráticas.

O Software as a Service (SaaS) é um serviço inovador e com qualidade que ajuda no crescimento e na produtividade dos negócios, gerando bem-estar, agilidade e acessibilidade, fatores importantes e que todos os gestores procuram.

Quer entender mais sobre o que é o Saas e como ele funciona? Neste artigo, explicamos o conceito e como ele surgiu, o funcionamento, suas vantagens, a diferença desse tipo de software para outros e como o mercado está aderindo a esse modelo de serviço. Confira!

O que é SaaS e como surgiu?

Software as a Service (SaaS) ou, em português, Software como um Serviço, é um modelo que oferece o serviço de software na nuvem aos seus clientes, sem precisar de instalações, atualizações e infraestrutura apropriada. Apenas a internet para o uso 100% online.

Esse serviço pode ser visto em outros segmentos do mercado, como Netflix, Spotify e Dropbox. Por isso, é uma tecnologia que oferece ao cliente a praticidade de pagar apenas pelo uso dela (mensal, trimestral, semestral etc.), sem se preocupar em investir alto em sistemas.

O provedor da nuvem, que é público, fica encarregado de fazer toda a parte de gerenciamento do software, facilitando o dia a dia do trabalho de gestores e equipe, que não precisam se preocupar com instalações de sistemas nos computadores ou até mesmo manutenções.

Na forma tradicional, as empresas precisam investir em inúmeros softwares voltados a diversas funções para atender a todas as demandas do dia a dia. SaaS utiliza a inovadora tecnologia do cloud computing, que permite armazenamento de dados em nuvem, integrando todas as informações importantes e necessárias da empresa em um único lugar.

O SaaS geralmente oferece pacotes com valores distintos para atender a todos os tipos de necessidades, voltadas ao que a empresa está procurando e precisando para seus planejamentos estratégicos e com opções de preços e recursos.

A história do surgimento do SaaS

Na década de 90, o SaaS teve um precursor chamado ASP. Porém, era um provedor de serviços muito pesado e com limitações, o que passou a ficar caro para os usuários, já que não acompanhava as demandas. Os gestores passaram a preferir a compra de sistemas nos computadores por ser financeiramente e produtivamente mais viável.

O Software as a Service, trilhando junto com todo o começo da internet, mostrou que era possível as empresas investirem pouco em um serviço online e de qualidade que oferece soluções, coleta, agrega e centraliza todas as informações e dados em um único lugar e de forma dinâmica.

De acordo com pesquisa realizada pela Gartner, empresa especializada em pesquisa e consultoria na área de TI, o SaaS está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo e conquistando novos usuários. Segundo os dados fornecidos pela empresa, o serviço movimentou em torno de 140 milhões de dólares até 2022.

Ao longo dos anos, o SaaS foi evoluindo cada vez mais, sempre com novas atualizações e incluindo tecnologias avançadas como aliadas para fornecer um serviço cada vez mais preciso, como:

Realidade virtual;

Realidade aumentada;

Chatbots;

Blockchain;

Assistentes digitais;

Como funciona o SaaS?

O Software as a Service oferece o serviço, as licenças, os servidores, a infraestrutura e as assinaturas aos clientes de forma prática, sem burocracias. Diferente dos sistemas tradicionais, que geram custos como altos investimentos na compra dos softwares, manutenção, atualizações e estrutura apropriada.

A empresa escolhe o pacote de assinatura que atende as necessidades dela e pode usufruir do sistemas de forma totalmente online (através de login e senha), de qualquer lugar, usando computadores, tablets ou celulares e sem nenhum custo adicional ao contratado. Todo o serviço oferecido como SaaS é através da computação em nuvem, possibilitando à empresa reduzir custos em compras de pacotes de softwares e armazenamento de dados em sistemas integrados. Fica sob responsabilidade do fornecedor do Software as a Service toda a manutenção do sistema, as atualizações necessárias e, principalmente, a segurança de dados dos clientes.
Todo o serviço oferecido como SaaS é através da computação em nuvem, possibilitando à empresa reduzir custos em compras de pacotes de softwares e armazenamento de dados em sistemas integrados. Fica sob responsabilidade do fornecedor do Software as a Service toda a manutenção do sistema, as atualizações necessárias e, principalmente, a segurança de dados dos clientes.

Quais são as vantagens do SaaS?

Fornecendo um combo de benefícios às empresas, o SaaS vem se destacando cada vez mais no mercado e atraindo novos usuários que procuram dinamismo, facilidade e qualidade, sem burocracias e investimentos altos.

Um dos serviços SaaS mais conhecidos mundialmente, a Netflix já alcançou a impressionante marca de 277,65 milhões de assinantes no segundo semestre de 2024 . Isso mostra como o Software as a Service vem crescendo cada vez mais e chamando a atenção de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Para organizações que procuram todos esses benefícios, adquirir um SaaS para a melhoria e o crescimento dos negócios tem inúmeras vantagens, qualquer que seja o segmento, atendendo financeiramente a todos, já que oferece diversos planos.

A seguir, listamos algumas dessas vantagens.

Qual é a diferença entre PaaS, SaaS, BaaS e IaaS?

Segundo o relatório The Global Risks Report, do Fórum Econômico Mundial, há uma expectativa de gastos mundiais em cloud computing de aproximadamente 623 bilhões até o ano de 2025.

A tecnologia de armazenamento em nuvem e o uso de serviços oferecidos de forma totalmente online está se propagando cada dia mais em empresas de todos os segmentos e portes, por ter ótimas vantagens, como ótimo custo benefício, nada de burocracias, qualidade e produtividade. Mas, além do SaaS, existem também outros softwares com funções similares.

IaaS

Um serviço de nuvem bem complexo, o Infrastructure as a Service (IaaS) fornece ao cliente recursos de hardware, como processamento, memória, servidores e banco de dados, armazenamento, entre outros.

A empresa consegue reduzir custos através desse serviço de TI completo, já que os profissionais da área utilizam apenas as ferramentas necessárias ao negócio. Funciona como um self-service, em que o cliente paga apenas pelas ferramentas utilizadas.

PaaS

Platform as a Service ou PaaS é uma modalidade com conjuntos de serviços que criam e gerenciam aplicativos dentro da computação em nuvem. A plataforma disponibiliza desenvolvimento, testes, atualizações e execução dos aplicativos.


O PaaS disponibiliza todas as ferramentas de programação e funções para que profissionais como desenvolvedores e gestores de TI, por exemplo, possam gerenciar, modificar ou criar novos recursos para seus aplicativos.

 
Ele também disponibiliza funções para gestores e profissionais que estão envolvidos em análises e gerenciamentos em geral, como banco de dados, sistemas, segurança em nuvem, entre outros. O PaaS simplifica processos de TI e oferece soluções prontas, ajudando na produtividade dos profissionais da área.

SaaS

Como citamos, o SaaS é um serviço de software que oferece aos usuários a experiência do uso totalmente online, com valores justos e sem a preocupação de instalação e infraestrutura que os sistemas tradicionais necessitam.

Por disponibilizar toda a estrutura e funções tecnológicas de um sistema, tendo o provedor como responsável, o SaaS traz inúmeras vantagens aos profissionais, como alta acessibilidade, otimização de tempo, integração com outros sistemas e aplicativos, atualizações constantes, segurança dos dados, entre outras.

BaaS

Banking as a Service (BaaS) é para plataformas que disponibilizam serviços financeiros. Na maioria dos casos, as empresas que utilizam essa ferramenta são as fintechs, que disponibilizam aos seus clientes serviços financeiros de maneira tecnológica.

Com o BaaS, a organização consegue ter mais benefícios através de proximidade e controle dos seus clientes, automação e personalização da área financeira e, o mais importante: redução de burocracias, ganhando vantagem também com relação aos bancos tradicionais.

Principais modelos de vendas SaaS

Existem diferentes modelos de Software as a Service no mercado para atender a empresas de diversos segmentos e demandas. É importante que os gestores, através de planejamentos estratégicos e metas traçadas, conheçam quais são esses modelos e qual é o mais adequado para o negócio.

A seguir, listamos os principais modelos de SaaS e como funciona cada um deles, para que fiquem claras as diferenças e, assim, se torne mais fácil para os gestores a escolha certa do serviço para a empresa.

Freemium

Neste modelo, o cliente consegue usufruir de funções gratuitas, porém são muito limitadas. Para utilizar as opções premium que o serviço oferece, com vantagens e ferramentas exclusivas, é preciso pagar as taxas ou mensalidades de acordo com o pacote desejado.

O foco principal do freemium é disponibilizar uma amostra das suas funções para que a empresa conheça as funcionalidades e queira adquirir os pacotes.

Self-service

O modelo self-service é de fácil acesso e sem complexidades, tendo em vista que é o próprio usuário que “se serve” com o serviço que ele quer comprar para ter acesso. É um processo totalmente independente em que a empresa já fornece todos os dados, explicações de cada plano, o que ele oferece e valores.

Neste caso, não há abordagens de vendedores. O próprio consumidor participa sozinho de toda a jornada de compra, já que ela é disponibilizada de forma bem didática.

Inside Sales

Neste modelo, é necessário o atendimento de um consultor, que busca entender as reais necessidades da empresa para oferecer as soluções mais adequadas ao negócio.

Toda a consultoria e o atendimento são feitos de forma remota, mas totalmente personalizada, porque há um maior grau de complexidade na hora de entender as dores do usuário em relação aos serviços que não precisam de um vendedor online.

Field Sales

Neste modelo de Software as a Service, o grau de complexidade exige a presença física de um vendedor, que vai entender com mais profundidade as reais necessidades da empresa e modelar a solução ideal para os negócios.

É o mesmo processo do Inside Sales: a personalização do modelo de software ideal para a empresa, de acordo com suas demandas e planejamentos estratégicos. A diferença é a presença física do consultor.

Os desafios de utilizar o SaaS

Já sabemos que o Software as a Service tem ganhado cada vez mais destaque no mercado e proporciona inúmeras vantagens para as empresas que utilizam esse tipo de serviço. Mas, como qualquer ferramenta tecnológica, o uso do SaaS também tem seus desafios.

Muitas empresas ainda se sentem inseguras e com muitas dúvidas em usar o armazenamento em nuvem. Por isso, um dos grandes desafios é confiar na praticidade, na qualidade e, principalmente, na segurança do serviço.

Quanto maior a empresa, mais atentos são os gestores quanto à segurança de dados importantes dos negócios e, muitas vezes, confidenciais. Por isso, quando não conhecem os benefícios da nuvem, é comum que acabem optando por investir em softwares tradicionais, gerando um custo muito maior para as finanças da organização.

O foco das empresas que fornecem o Software as a Service é propagar às empresas o quão seguro é manter suas informações em armazenamento de nuvem, além de explicar sobre as atualizações e manutenções constantes, que fazem o sistema se aprimorar frequentemente.

Quais mercados mais aderem ao modelo SaaS?

O Software as a Service é muito aceito e utilizado no mercado em diversos segmentos e com demandas distintas. Essas empresas conseguem mais dinamismo e qualidade com o uso do SaaS, além de atrair mais clientes pelo custo benefício e suas diversas vantagens.

ERP

Muitos ERPs no mercado já funcionam com esse modelo de software e a tendência é que cresça ainda mais. Por ser a força motriz das organizações, ajudando na integração de dados e em uma gestão mais precisa, empresas que vendem ERP optam pela união com o SaaS para melhor qualidade e produtividade das atividades. Utilizando o SaaS, o mercado de ERP consegue facilitar a execução de processos tecnológicos, ter um retorno mais rápido nos valores investidos, fazer a integração com outras ferramentas necessárias para os negócios e ter uma gestão mais eficiente.

Cloud service

O cloud service permite que os gestores e colaboradores possam trabalhar de qualquer lugar, já que todo o armazenamento de dados, informações e arquivos, por exemplo, ficam salvos na nuvem. Por isso, não é preciso estar fisicamente na empresa para executar as atividades.

Esse serviço é um grande aliado nas organizações, atendendo às diversas demandas com praticidade e integração e facilitando as gestões de áreas distintas. Tudo em uma única plataforma disponível na internet, que pode ser acessada em tempo real.

E-commerce

Esse tipo de plataforma, quando adere ao SaaS, consegue manter uma interface personalizada para seus clientes, facilitando toda a jornada de compra sem complexidades. Por ser um modelo mais acessível, a empresa não precisa fazer um alto investimento para ter uma estrutura prática e de qualidade. São muitas as vantagens que um e-commerce ganha ao utilizar o Software as a Service em sua plataforma, como: agilidade, flexibilidade, suporte especializado, segurança, integração online e offline com outros sistemas e apps, atualizações gratuitas, customização de recursos e alta escalabilidade.

E-learning

Plataformas voltadas para cursos online, escolas EAD, softwares de treinamento de empresas e ferramentas de estudos estão cada vez mais aderindo ao modelo SaaS. 

Ela oferece aos alunos interação e facilidade de acesso aos conteúdos, além de proporcionar aos professores e gestores uma interface completa para a organização de matérias e leituras.

Games

O mercado de games utiliza cada vez mais o SaaS, tanto que já foi denominado o conceito Game as a Service (GaaS). As plataformas oferecem assinaturas de jogos através de planos, mensalidades ou até mesmo valores por jogos.

O pagamento pode ser para acessar um jogo específico como também vários, como um clube de jogos, por exemplo. Muitas plataformas de games também disponibilizam pagamentos de recursos extras, para melhorar ainda mais a experiência do usuário nos jogos.

Streamings e aplicativos

Existem inúmeros aplicativos atualmente, para diversos segmentos e nichos. O SaaS é um grande aliado para esse mundo dos apps. Os mais conhecidos e utilizados no mundo todo são os apps de streaming (Netflix, Spotify, Deezer, entre outros).

Um dos modelos mais usados nesses casos é o self-service, em que o usuário escolhe por conta própria o plano que vai atendê-lo melhor, com o valor que está dentro do que ele pode e deseja pagar, e efetua o pagamento sozinho.

Aprofunde ainda mais seus conhecimentos

A partir de todas as informações que disponibilizamos sobre o que é SaaS (Software as a Service), como suas funcionalidades, vantagens, desafios, modelos e mercados em que atua, é importante que você aprofunde também os seus conhecimentos sobre sistemas de gestão.

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