-
Central de vendas
0800 940 0750
Acesse todas as informações sobre o seu negócio em tempo real, e conheça sua empresa nos mínimos detalhes.
Evolua o seu negócio por meio de otimização dos fluxos de processos
Unifique os seus canais de atendimento e gerencie todo o processo em uma única plataforma.
Desenvolva e mantenha um quadro de colaboradores motivado e produtivo para trazer os melhores desempenhos.
Uma solução de inteligência de negócio totalmente nativa no ERP para tomar decisões mais seguras, ágeis e precisas.
Automatize processos, gere propostas, pedidos e contratos com um CRM 100% integrado ao ERP
Gerencie a jornada dos seus colaboradores desde o registro do ponto até a gestão de pessoal.
Reduza custos, aumente a eficiência da produção e conheça sua empresa nos mínimos detalhes.
Gerencie e controle operações de compras, estoque, vendas, logística e distribuição.
Gestão de agronegócio que automatiza seus processos e maximiza seus resultados.
Maximize seus resultados da compra à venda e reduza custos com uma solução 100% web.
Aumente a produtividade, gerencie seus projetos e controle os processos de ponta a ponta.
Quer entender mais sobre o que é um sistema ERP, como ele atua nas empresas e os seus benefícios? Assista ao vídeo ou continue lendo para saber mais!
O ERP (ou Enterprise Resource Planning, em inglês) é um sistema de gestão integrado que ajuda os gestores a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos. Ou seja: o ERP integra todas as operações de uma empresa em um único sistema.
O propósito do ERP é simplificar e automatizar processos, reduzindo a necessidade de operações manuais e possibilitando uma melhor tomada de decisões com base em dados precisos. Com a centralização das informações em uma única plataforma, o fluxo de dados se torna mais fluido, o que aumenta a eficiência da gestão.
O ERP é útil para empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos. Uma empresa de manufatura, por exemplo, pode fazer uso do sistema para gerenciar o inventário, acompanhar as ordens de produção, controlar os custos e analisar a eficiência da cadeia de suprimentos.
Os softwares modernos de ERP funcionam gerindo desde os aspectos mais operacionais até o que existe de mais estratégico em cada empresa.
Porém, em muitos casos, as empresas iniciam integrando seus processos operacionais, depois integram os gerenciais e só algumas organizações possuem a camada estratégica dentro do ERP.
Sendo assim, integrar esses três processos no sistema proporciona uma gestão ágil e eficaz em seu negócio. O esquema abaixo mostra melhor como isso pode funcionar:
Camada operacional: é a base do sistema, onde as operações do dia a dia são gerenciadas. Inclui processos como orçamento, workflow, gestão de armazéns (WMS), planejamento e controle da produção (PCP), finanças, gestão da cadeia de suprimentos, contabilidade, fiscal e RH. Estes processos são fundamentais para o funcionamento diário da empresa.
Camada gerencial: acima da camada operacional, esta camada foca na análise e interpretação de dados gerados pelas operações diárias. Inclui reporting, dashboards e cubos OLAP (Online Analytical Processing), permitindo que gestores e líderes de equipe acompanhem o desempenho, identifiquem tendências e tomem decisões baseadas em dados.
Camada estratégica: no topo, esta camada visa a longo prazo, ajudando a definir direções e estratégias. Utiliza ferramentas e metodologias como BSC (Balanced Scorecard), GPD (Gestão de Projetos e Desempenho), OKR (Objectives and Key Results) e MOB (Modelo de Operação de Negócios).
Além disso, o ERP interage com tecnologias emergentes como IoT (Internet das Coisas), cloud computing, big data, inteligência artificial e machine learning, realidade aumentada e virtual, blockchain, entre outras, para impulsionar inovação e eficiência.
A esmagadora maioria das transações das empresas hoje é feita por meio eletrônico: desde a emissão de notas fiscais e as movimentações bancárias até a entrega de obrigações fiscais ao governo e demonstrações contábeis aos investidores, passando pelo relacionamento com fornecedores, clientes e comunidade.
Nesse cenário, poder contar com os recursos de um software de ERP para auxiliar na gestão dos negócios tornou-se fundamental para o funcionamento das empresas e sua sobrevivência no mercado.
Por isso, as inovações do século XXI têm modificado o modo como as empresas experimentam as funcionalidades do ERP.
É impossível para praticamente qualquer empresa, não contar, hoje em dia, com os recursos de um software de ERP que auxilie na gestão dos negócios.
Por isso, as inovações do século XXI têm modificado o modo como as empresas experimentam as funcionalidades do ERP.
Lançado recentemente, o conceito EIP (Enterprise Intelligence Plataform, ou Plataforma de Inteligência Empresarial) foi criado para transformar a gestão das empresas e a experiência de cada usuário, por meio de uma única plataforma que conecta todas as tecnologias disponíveis.
Confira as modificações entre ERP e EIP: